Cafeína e a depressão
Muitos estudantes e pessoas que trabalham a noite, quando pretendem passar mais horas acordadas, apresentam o hábito de tomar café . É de conhecimento, tanto popular quanto científico, que o café e seus derivados possuem propriedades estimulantes, permitindo, então, realmente tirar a vontade de dormir.
Entre jovens e crianças, esse costume pode interferir negativamente no sono, trazendo prejuízos à qualidade de vida. Por outro lado sabe-se que a depressão também exerce uma influência negativa sobre a capacidade de dormir, impedindo um sono reparador ou adiando a vontade de dormir
Contudo, em jovens pacientes que apresentam sintomas depressivos,existem poucos estudos científicos que demonstraram como a ingestão de cafeína poderia se relacionar ao retardamento do sono. Pesquisadores americanos da Universidade de Pittsburgh, realizaram uma pesquisa para verificar a interferência do café no sono e sua relação com
a depressão. Os investigadores avaliaram 30 pacientes, entre crianças e jovens, que apresentavam sintomas depressivos e os compararam a outros, sem problemas psicológicos. Eles observaram, que entre os pacientes portadores de depressão, tinham uma maior a ingestão de cafeína que associados a depressão provavelmente levou ao aparecimento de distúrbios do sono com maior freqüência.
Mas, curiosamente, quando se realizava o tratamento contra a depressão, esses pacientes diminuíam a ingestão de cafeína, apesar de permanecerem com problemas para dormir. Os pesquisadores observaram que a cafeína aumenta a ansiedade, principalmente entre os pacientes depressivos, mas não é a principal causa dos distúrbios do sono. Dito de outra maneira, a cafeína aumenta o período de vigilância, aumentando o numero de horas sem dormir, principalmente em jovens com problemas depressivos. Mas , sem intenção de ficarem acordados os jovens depressivos consomem mais café que os não depressivos. Os jovens depressivos, quando tratados passam a consumir menos café, mas mesmo assim não dormem melhor
|